Confie em Deus de todo coração

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.5-6).

Em toda a Bíblia somos estimulados a confiar em Deus sem reservas, pois sua palavra é digna de toda a aceitação. A confiança é prática e não teórica, ela deve ser demonstrada na vida comum de cada dia. Não devemos andar ansiosos por coisa alguma, pois isso já seria uma clara expressão de falta de confiança em Deus.

A palavra “estribo” me remonta ao passado. Quando criança ouvia os adultos falando de estribo ao montarem em animais. Por isso a imagem do estribo me é familiar, uma peça de metal em forma de aro de cada lado da sela, onde o cavaleiro firma o pé. Dessa forma ele fica firme e bem apoiado para não cair enquanto cavalga. O nosso estribo é a confiança em Deus e não o nosso modo de pensar, a nossa razão apenas.

A consciência de que estamos permanentemente na presença de Deus e reconhecê-lo com amor e obediência, é uma demonstração de fé que facilita na confiança, mesmo em momentos difíceis. Tal confiança faz com que vejamos as veredas por onde andamos serem endireitadas por Deus. Vereda é outra palavra da minha infância. Quando menino era comum andar por caminhos estreitos e cheios de curvas dentro do mato. Veredas sujas facilmente faziam a gente errar o caminho.

Como é bom saber que a confiança e o reconhecimento de Deus em nossas vidas nos proporcionam direção segura nos caminhos da vida.

A confiança em Deus é medida quando observamos nossas veredas.